17 Jan 2023

Aurélio Cardoso

A Reconstrução da Imagem Garimpeira

Logo marca da Nação Garimpeira

Desconstruir a imagem negativa do garimpo é uma missão difícil, mas possível. O terapeuta e empresário do setor de mineração Ivan Pinheiro Junior mira construir uma comunidade moderna, ecologicamente correta e com formação e capacitação para transformar o setor em uma atividade que atraia jovens empresários e que se torne sustentável tanto ambientalmente como socialmente. Para isso, criou o projeto Rotas do Garimpo.

Logo marca do Rotas do Garimpo, a logo representa uma bateia tecnologica ao lado do texto Rotas do Garimpo

Trata-se da primeira plataforma social, financeira e tecnológica de apoio ao setor garimpeiro. Rotas do Garimpo tem como principal objetivo introduzir tecnologia de ponta na cadeia produtiva do setor.

"O Rotas do Garimpo acredita 100% em um garimpo sustentável e ecologicamente correto, com apoio financeiro nas células de desenvolvimento tecnológico. O grande problema é que as empresas que poderiam participar dessa solução, não abrem espaço nem mesmo para o diálogo. Já buscamos apoio em várias empresas no Brasil e no exterior. Mas, o simples fato de mencionar que o projeto está voltado ao garimpo é suficiente para que todas as portas já se fechem. Considero isso uma certa hipocrisia, afinal, sem a mineração nada poderia ser desenvolvido – carros, imóveis, indústrias em geral, dependem do minério para se desenvolver. As empresas automobilísticas não construíram seus automóveis sem o alumínio, o ferro, o cobre e o ouro. Porém, quando buscamos apoio nessas empresas, eles nem se quer atendem nossos representantes,
Ivan Pinheiro Junior.

O projeto para que o conceito sobre garimpo e mineração mude e também para que ele ganhe apoio da sociedade é inicialmente o de promover o fomento no setor. Ou seja, aumentando os ganhos dos garimpeiros e, com esse aumento, eles podem recuperar áreas degradadas, pagar licenças ambientais, trabalhar de maneira regular e segura. A plataforma ajuda a comercializar seus produtos no mercado mundial com o melhor preço. Esse recurso volta diretamente para a mão do produtor, eliminando a cadeia intermediária que absorve até 70% dos lucros dos garimpeiros.

O Rotas do Garimpo é uma iniciativa de vários profissionais do setor garimpeiro para reconstruir uma nova imagem positiva do garimpo Brasileiro. Se possuir alguma dúvida sobre o projeto, não hesite em entrar em contato: contato@rotasdogarimpo.com.