17 Jan 2023

Aurélio Cardoso

Estratégias de preservação são fundamentais na mineração

Você sabia que um estudo movido na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) observou a alta de 44% no ouro ilegal em nosso país de 2020 para 2021? O aumento ocorre num cenário de valorização do preço do ouro no mercado estrangeiro e, ainda de acordo com a pesquisa recentemente divulgada, apresentavam origem ilegal ao menos 7% das 112 toneladas desse metal precioso produzido em território nacional no ano passado.

Este e muitos outros dados voltam os olhares do mundo ao nosso país, e a atividade garimpeira irregular acaba descredibilizando o setor como um todo perante a opinião pública. Nós da Rotas do Garimpo acreditamos em um novo conceito de garimpo, alinhado à agenda mundial de preservação ao meio ambiente. Por isso, além de trabalhar para o fomento da categoria para que ela possa operar de maneira legal e segura, utilizamos as seguintes estratégias de fiscalização e adequação aos padrões ambientais:

*Diagnóstico das mineradoras atendidas, com avaliação da origem, documentação e legalidade

*Avaliação dos impactos que a mineradora traz ao meio-ambiente

*Elaboração de um plano de sustentabilidade social e ambiental para cada mineradora

*Desligamento de mineradoras do projeto caso não cumpram as regras estabelecidas

*Adoção do Programa de Qualidade Ambiental (PQA), que conta com a mesma vertente da norma internacional ABNT NBR ISO 140001, para implementação de um sistema gestor que garanta a conformidade dos empreendimentos com a legislação ambiental.