17 Jan 2023

Aurélio Cardoso

Como a tecnologia transforma o jeito de investir na mineração

Rotas do Garimpo preza pela segurança dos investidores e, por isso, recorre ao intermédio da tecnologia blockchain para o registro e validação de suas transações. A compra de um token conta com toda garantia contratual que fica armazenada em uma rede blockchain. Mas do que se trata esse suporte?

Esse artigo irá se aprofundar no conceito de blockchain e discorrer sobre o porquê dele seguir cada vez mais presente no processo de tokenização. Leia até o fim para obter informações acerca da história dessa tecnologia, sua aplicação no token e a segurança que fornece aos envolvidos. 

Ao adquirir um token, o comprador está assumindo os direitos sob a representação digital de um ativo autêntico (bem negociável de valor econômico). Já que o ativo disponibilizado pelo Rotas do Garimpo é o minério extraído pelo garimpo, quem está investindo poderá usufruir da matéria-prima em si ou dos lucros obtidos por ela com a devolução do token para a tokenizadora e a retirada do dinheiro. 

Mas, para sua segurança, todas as transações devem estar devidamente registradas, com detalhes minuciosos, e sob aprovação consensual de ambas as partes. 

Descentralização e transparência

E é justamente isso que o banco de dados blockchain oferece. As informações referentes ao acordo firmado entre tokenizadora e cliente, tais como valores, horários e endereços digitais, podem ser acessadas a qualquer momento e simultaneamente pelos participantes da rede. 

As transferências não permitem alterações depois de validadas e aprovadas por todos, o que garante respeito aos termos pré-acordados. A tokenizadora firma com o investidor um Smart Contract, ou contrato inteligente na tradução do inglês, que é de fácil acesso público e impossibilita alterações posteriores. 

A descentralização é a palavra de ordem, já que as tomadas de decisões não se concentram nas mãos de um único indivíduo, mas passam pelo controle e aval de toda uma rede. Nenhuma transação é aceita sem concordância geral, e tentativas de transferências são avisadas. Como inexiste um só elemento que audita os dados, não há o risco dele falhar e comprometer a segurança geral.  

Cabe ainda ressaltar que ninguém fica no prejuízo com o blockchain, que garante a partilha correta e fiel dos lucros aos proprietário do token. 

História

O blockchain nasce aos moldes modernos junto ao Bitcoin, em 2008, com Satoshi Nakamoto (pseudônimo do indivíduo ou coletivo que criou a moeda virtual). O sistema era exclusivamente focado no bitcoin, mas inventores da plataforma Ethereum passaram a usá-lo para transferência de ativos financeiros. 

Segurança além do blockchain

O artigo já falou sobre a segurança que uma rede blockchain é capaz de fornecer. Mas qual o compromisso do Rotas do Garimpo com a garantia de que o cliente poderá usufruir dos frutos do seu investimento?

A segurança vai além do que oferece o sistema. A tokenizadora se compromete com uma rigorosa avaliação comercial, pela qual verifica-se origem, conformidade com a legislação ambiental e legalidade do lote/empresa. Tudo isso para conferir legitimidade ao ativo. Cabe lembrar que o investimento nos tokens de mineração viabiliza regulamentação dos garimpos, recuperação de áreas degradadas e aquisição de equipamentos modernos para redução dos impactos ambientais.

Também fica por conta do Rotas do Garimpo toda a segurança e logística para que o lote de fato seja entregue. Em caso de dúvidas quanto ao token e a plataforma, entre em contato conosco pelos canais abaixo:

E-mail: contato@rotasdogarimpo.com

Instagram: @rotasdogarimpo

Facebook: facebook.com/rotasdogarimpo.garimpo