5 Mar 2023

Aurélio Cardoso

Empresa é a primeira do PR a aumentar capital com criptomoeda

O mercado de criptomoedas e blockchain não para de crescer e de transformar a forma de fazer negócios. Uma empresa paranaense se tornou a primeira do Estado a aumentar seu capital inicial totalmente com criptomoeda. A empresa Top Midia Tecnologia Ltda. elevou o valor do seu capital social através da moeda oficial da Rotas do Garimpo, a RDGCoin, após aprovação da Junta Comercial do Paraná (Jucepar).

A empresa integralizou R$ 5 milhões em seu contrato social usando 100% a RDGCoin, que é um um token da rede Ethereum e foi desenvolvida para ser o meio de troca dos garimpeiros, ajudando a suprir a demanda por fomento e linhas de crédito no setor. A novidade prova o potencial da RDGCoin de também ser um importante ativo financeiro.

A moeda foi integralizanda ao capital social da Top Mídia ao valor de U$ 6,55 por cada RDGCoin, ou seja, por 100% de seu valor de mercado hoje. A expectativa é de que a moeda feche 2023 na casa dos U$ 10 pelo menos.

A iniciativa da empresa mostra que o mercado está em transformação. Já começou uma certa migração da economia tradicional para a tokenização, desde ativos para a negociação, pedras preciosas, arte e até fotos e ideias.

As criptomoedas estão impactando a forma como as empresas levantam capital, com a possibilidade de realizar ofertas iniciais de moedas (ICO), que permitem que as empresas arrecadem fundos diretamente dos investidores, sem a necessidade de intermediários financeiros.

O Banco Central brasileiro trabalha em projeto-piloto do Real Digital, uma extensão do Real físico, que deverá ficar pronto ainda em março. O Real Digital será lastreado na CBDC – que serão depósitos de Bancos tokenizados voltados para o atacado. Já a RDGCoin é lastreada em pedras preciosas.

Por que as criptomoedas são tendência? É simples, elas oferecem maior privacidade e segurança nas transações, uma vez que a tecnologia blockchain impede a duplicação ou falsificação de transações. As empresas também podem se beneficiar da capacidade de expandir seus mercados globalmente, já que as criptomoedas são transfronteiriças e não estão limitadas pelas restrições governamentais e regulatórias.

De forma jurídica, a integralização de capital social com criptomoedas é legal. Conforme artigo 997, inciso III, do Código Civil, e o artigo 7º da Lei 6.404/1976, o capital social pode ser formado com contribuições em dinheiro ou em qualquer espécie de bens suscetíveis de avaliação em dinheiro.

As criptomoedas como a RDGCoin também passam a ser uma solução interessante para empresas que precisam sanar dívidas tributárias, por exemplo, já que alguns estados já estão liberando o pagamento desta forma.

Para comprar a RDGCoin, acesse o site booking.rotasdogarimpo.com.