15 Fev 2023

Aurélio Cardoso

Tecnologia pode transformar o garimpo e deixá-lo sustentável

Logo marca do Rotas do Garimpo, a logo representa uma bateia tecnologica azul ao lado do texto Rotas dos Garimpo

A mineração é uma atividade que traz consigo muitos desafios, incluindo a necessidade de equilibrar o desenvolvimento econômico com a proteção ambiental. O garimpo é uma forma de mineração que tem sido criticada por seus impactos negativos no meio ambiente e nas comunidades locais quando desenvolvido de forma ilegal e desestruturada. Mas precisamos desconstruir a imagem negativa do garimpo e construir uma comunidade moderna, ecologicamente correta e com formação e capacitação para transformar o setor em uma atividade que atraia jovens empresários. Com o avanço da tecnologia, especialmente a tecnologia blockchain, há uma oportunidade única para tornar o garimpo mais sustentável e responsável.

O blockchain é um registro digital distribuído que pode ser usado para registrar transações e rastrear bens em tempo real. Ele é imutável e transparente, permitindo que as informações sejam compartilhadas com todas as partes envolvidas em uma transação, garantindo a confiabilidade dos dados e promovendo a transparência. Essas características podem ser particularmente úteis na indústria de mineração, que muitas vezes é marcada por práticas antiéticas e falta de transparência.

A implementação do blockchain no setor de garimpo pode ajudar a resolver muitos dos desafios ambientais e sociais associados a essa atividade. Em primeiro lugar, o blockchain pode ser usado para rastrear a origem dos minerais extraídos, desde a mina até a venda final. Isso garante que os minerais sejam extraídos de forma legal e responsável, sem contribuir para a mineração ilegal e a exploração de pessoas e comunidades locais. Além disso, a rastreabilidade do blockchain pode ajudar a promover práticas de mineração mais sustentáveis, incentivando a adoção de métodos de mineração de baixo impacto e responsáveis.

Outra vantagem do uso do blockchain no garimpo é a possibilidade de criar sistemas de recompensa para os garimpeiros que adotam práticas de mineração mais responsáveis e sustentáveis. Por exemplo, os garimpeiros que utilizam técnicas de mineração de baixo impacto ambiental podem ser recompensados com incentivos financeiros ou melhores preços por seus minerais. Isso pode incentivar a adoção de práticas mais sustentáveis e incentivar a responsabilidade social.

O uso do blockchain também pode ajudar a promover a transparência em toda a cadeia de suprimentos do setor de mineração, permitindo que os consumidores tenham mais informações sobre os produtos que compram. Ao rastrear os minerais do garimpo até o consumidor final, os consumidores podem garantir que seus produtos são produzidos de maneira ética e sustentável, sem contribuir para a degradação ambiental ou a exploração de comunidades locais.

Em resumo, o uso do blockchain no setor de garimpo pode ser uma solução promissora para os desafios ambientais e sociais associados a essa atividade. A rastreabilidade, transparência e incentivos podem ajudar a promover práticas mais responsáveis ​​e sustentáveis, incentivando o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental. A implementação de tecnologias inovadoras, como o blockchain, pode ajudar a transformar o garimpo em uma indústria mais justa, ética e sustentável.

Em suma, para acabarmos com os problemas que estamos vendo, evitarmos que nossa riqueza seja enviada para outros países e para levar renda e desenvolvimento para povos indígenas, mineradores e comunidades dessas regiões, precisamos usar a tecnologia. 

*Ivan Pinheiro Junior, idealizador do projeto Rotas do Garimpo, a primeira plataforma social, financeira e tecnológica de apoio ao setor garimpeiro. 

www.rotasdogarimpo.com