17 Jan 2023

Aurélio Cardoso

Tokenização impulsiona boas práticas ambientais no garimpo

A falta de investimentos tecnológicos e de uma efetiva fiscalização ambiental no garimpo brasileiro resulta em degradações de áreas, contaminações de rios e conflitos sociais. Com o processo de tokenização, a Rotas do Garimpo oferece às cooperativas e mineradoras uma alternativa de captação de recurso financeiro, desde que se mantenham em conformidade com a legislação ambiental.

O presente artigo, portanto, objetiva colocar o leitor a par das vantagens da tokenização para investidores, ao meio ambiente e aos trabalhadores que fazem dessa atividade milenar a sua base de sustento. Leia até o fim para obter informações acerca de nossas ações e estratégias.

Sabemos dos impactos ambientais causados pelo garimpo ilegal e irregular. A má imagem que o setor carrega lhe descredibiliza perante a opinião pública e afasta investidores. Ciente desse cenário preocupante, a Rotas do Garimpo abraça um novo conceito de mineração, alinhado à agenda ambiental, e convida a sociedade civil a apoiá-lo por meio da aquisição de tokens de mineração.

Ao adquirir um token, ou seja, a representação digital de parte da matéria-prima da mineração, o investidor participa da construção de um garimpo ético, sustentável, seguro e ecologicamente correto. Desfruta, ao mesmo tempo, de toda a segurança garantida pela tokenizadora de que o ativo investido é legítimo e lhe renderá frutos ao final do processo, sendo possível usufruir da matéria prima em si ou dos lucros obtidos com ela.

As vantagens também são para o garimpeiro, sendo que este não mais depende de uma cadeia intermediária que fica com até 70% dos seus lucros. A plataforma de tokenização impulsiona seus ganhos e lhe oferece assistência na comercialização mundial dos produtos com o preço mais vantajoso. Com isso, o setor encontra maior facilidade para recuperar áreas degradadas, pagar licenças ambientais e operar sob segurança e legalidade. Mas o acesso da categoria aos recursos depende do seguimento de regras. Abaixo, você entende como a Rotas do Garimpo adequa as empresas atendidas aos padrões ambientais.

Condições

Para participar do processo de tokenização, a empresa é submetida a um diagnóstico inicial, em que seu lote comercial de pedras passa por uma rigorosa avaliação comercial, pela qual verifica-se sua origem, documentação e legalidade. Também coloca-se na balança os impactos que suas atividades promovem sob a natureza.

Posteriormente à essa etapa primária, a tokenizadora enquadra as mineradoras ou cooperativas em normas de governança, boas práticas ambientais e elabora um plano de sustentabilidade social e ambiental para elas. Caso não siga essas condições, a empresa é desligada do programa de tokenização. Dessa forma, o projeto amplia sua lista de objetivos elegendo como foco não só a captação de recursos, mas também a minimização dos impactos ambientais através de uma tecnologia de ponta.

Adotamos o Programa de Qualidade Ambiental (PQA) de modo a implantar um sistema de gestão para garantir a conformidade dos empreendimentos com a legislação ambiental. O PQA se utiliza da mesma vertente da norma internacional ABNT NBR ISO 140001 para aplicação de estratégias de proteção ao meio ambiente.

A Rotas do Garimpo, inclusive, soma esforços com a CMB Consultoria, que promove estudos ambientais e florestais para empreendimentos de segmentos variados. A empresa parceira atende, em mais de 250 municípios, clientes já experientes na mineração ou interessados em adentrar ao ramo. Seu trabalho ecológico compreende diversas fases, desde o registro e regularização das áreas na Agência Nacional de Mineração (ANM) até o acompanhamento das operações e recuperação de áreas degradadas.

O empresário Ivan Pinheiro Junior, uma das mentes por trás da Rotas do Garimpo, quer reconstruir a imagem do garimpo brasileiro para que o setor atraia cada vez mais jovens talentos em busca de uma sustentabilidade ambiental e social. Quer saber mais sobre nossas premissas? Nos colocamos à disposição através do endereço eletrônico a seguir: contato@rotasdogarimpo.com.

Te esperamos por lá. Abrace nossa causa!